Projeto de revitalização e fortalecimento cultural na Amazônia.

Entre os dias 25 e 27 de setembro, o Fundo Indígena do Rio Negro acompanhou a Oficina de Repasse de Cantos e Danças Tradicionais e o treinamento de jovens e alunos da comunidade Boa Vista, no Médio Rio Negro II. Esta foi a segunda etapa do projeto de revitalização e fortalecimento cultural “P’aah hẽnh ji karẽn do ji weh, ёёh do ji babok doo”, que busca preservar as tradições do Dabucuri e da Dança da Mandioca (Maniaka Murasi).

 

Durante a oficina, foram realizadas orientações técnicas sobre o manuseio de equipamentos para a equipe de comunicação indígena e o aperfeiçoamento de técnicas audiovisuais para a gravação de cantos e danças transmitidos pelos conhecedores tradicionais da comunidade. O projeto visa registrar essas manifestações culturais em arquivos audiovisuais e pequenos documentários, que serão utilizados como material pedagógico nas escolas locais.

 

O projeto envolve as comunidades de Boa Vista e Cartucho, e tem como objetivo transmitir e perpetuar essas tradições entre os jovens. A terceira etapa, prevista para breve, será um Festival Cultural de dois dias, que contará com apresentações tradicionais e contemporâneas das comunidades envolvidas. Sete comunidades associadas à ACIR participarão do evento, que incluirá também exposição e venda de artesanatos, produtos agrícolas e comidas típicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *